quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lançamento do Blog Percussão Catarina

Olá Pessoal........... tudo bem!!!
É com muita satisfação que nós, Luciano Candemil e Rodrigo Paiva, estamos colocando no ar a partir de hoje esse novo blog - Percussão Catarina.
O intuito deste blog é servir como uma ferramenta de divulgação dos resultados da pesquisa em andamento "Instrumentos de Percussão dos Grupos Folclóricos de Santa Catarina: levantamento e catalogação", como também tornar-se um veículo de compartilhamento e trocas de informação. Portanto contamos com a sua colaboração!

Aproveitamos a oportunidade para deixar abaixo, o resumo do artigo recentemente apresentado no XXI Congresso da ANPPOM, realizado em Uberlândia de 22 a 26/08/11:

"Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa “Instrumentos de Percussão dos Grupos Folclóricos de Santa Catarina: levantamento e catalogação”, que teve como objetivo principal organizar os instrumentos de percussão tradicionais e não-tradicionais utilizados por estes grupos, levando-se em conta os dados musicais e contextuais observados, baseando-se na divisão criada por Sachs e Hornbostel. A pesquisa, que teve como referencial teórico a metodologia específica para o estudo contemporâneo do Folclore, deu-se através de observação, registro manual e mecânico, inquéritos e entrevistas, e possibilitou a construção de um quadro classificatório dos instrumentos encontrados"

Luciano Candemil e Rodrigo Paiva

5 comentários:

  1. Opa

    Desejo muito sucesso pra vocês nesse projeto, não é todo mundo que encara uma pesquisa e depois abre para o público. Eu vejo isso como uma demonstração de que vocês realmente gostam do que estão fazendo!

    Então, tudo de bom!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Maurício

    Realmente gostamos do que estamos pesquisando, como também consideramos importante a divulgação de seus resultados, e nesse caso o blog é uma ferramenta que funciona bem!!!

    ResponderExcluir
  3. Se depender de mim, o sucesso tá garantido.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal!!! Tenho certeza que será um belíssimo trabalho!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, pesquisa importante da cultura brasileira!

    ResponderExcluir